sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Batismo de crianças e confissão dos pecados





Batismo de crianças e confissão dos pecados
 
 





         Uma vez, quando eu prestava serviços de instalação para uma loja de decorações em Rio das Ostras, Baixada litorânea do Rio de Janeiro, a funcionária que fazia o atendimento aos clientes estava um tanto entristecida ao telefone e comentava com seu interlocutor sobre o estado de tristeza que deviam estar seus amigos pela morte de seu filho caçula. Esta frase partiu meu coração como uma faca dentada e cega partindo um bife cru. Ao desligar o telefone e disponibilizar a sua atenção, perguntei sobre a idade da criança e ela disse que eram três anos, imediatamente eu lembrei  desta fase da vida de meus filhos e a faca tornou-se mais ágil no meu coração. Perguntei se a criança era batizada e a resposta foi como um anestésico que sem tirar a faca laçou uma repugnância na minha alma contra aquela mulher e a família enlutada. Não batizamos crianças como os católicos. ( Olha o manual de instruções aí ensinando o passo a passo ) A bíblia não diz nada que é pra batizar as crianças.
        Falta de amor da minha parte deixar borbulhar um ódio por aquela pessoa que dava pra ver que sofria a perda de um ser tão inocente e que, seguramente, é tão amada por Deus, ao ponto de que Ele mesmo se entregou pelo preço dos seus pecados. Ela estava apenas defendendo uma crença que de algum pastor recebera, mostrando que ela, tanto quanto aquele(s) que a instrui (íram) não conhecem a Bíblia que têm por manual de instruções. A Bíblia não diz  nada que é para batizaras crianças é verdade mas, eu dou uma nave espacial “0” Km com 1000 anos de garantia pra quem mostrar onde a Bíblia diz que não é pra batizar.
        Vamos começar esta pesquisa tentando entender um pouco o que é batismo: Para que há o batismo?  >> Mc 1 , 4 – 5 << “João Batista apareceu ne deserto e pregava o batismo de conversão para remissão dos pecados. E saiam pra ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele  no rio Jordão, confessando seus pecados.”  “Vs 8” “ Eu vos batizei com água, Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.” >>> O apóstolo e evangelista Marcos já descreveu pelas palavras do próprio João Batista que a natureza do batismo é simplesmente do primeiro é simplesmente inferior a do segundo já que segundo as escrituras era ele quem deveria aplanar os caminhos do Senhor . O seu batismo era de conversão e para remissão dos pecados. Os judeus confessavam seus pecados e eram batizados. >> Lc 3, 33 << “ Ele percorria toda a região, pregando o batismo  de arrependimento para remissão dos pecados “ > “ Vs 16” “ Ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo com água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar as correias das sandálias: Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” >>> Mais uma vez o evangelista, desta vez um que nunca tinha visto ou ouvido  Jesus e seus milagres, fala de uma distinção entre o batismo dado por João e aquele trazido para a nova humanidade; no fogo do Espírito Santo. O 1º era um batismo apenas de água e não tinha a vida e a presença do Espírito Santo, que continha e contém o batismo de Jesus.
       As crianças são puras já de natureza. Não precisam batizar porque não precisam de confissão, nem de arrependimento e além do mais, não sabem de nada. Como podem saber o que está se passando? >> Jo 1, 33, 34 << “ Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o espírito, esse é quem batiza no Espírito Santo. Eu vi e dou testemunho de que ele é filho de Deus.” >> Lc 3, 21- 22<<” “ Quando o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi . E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea , como uma pomba; e veio do céu uma voz: “ Tu és meu filho amado; em ti ponho a minha afeição” >>> Segundo as escrituras sagradas, João Batista era quem fazia  questão de frisar em destaque  que o seu batismo era por natureza, sem  o conteúdo de vida que o batismo de Jesus. O batismo de um era portador de toda a graça e toda a virtude e poder do Deus altíssimo, de outro, somente de água e estava totalmente dependente do arrependimento e da confissão de quem era batizado para ser um acontecimento completo e ser um batismo de conversão.        Mesmo assim Jesus, o único ser humano puro que existiu, fora Maria, Desejou receber o batismo de João e João, que também era puro, mencionou que era ele quem precisava receber o batismo de virtude, vida e graça de Jesus. “>>Mt 3, 13- 17<< “ Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Jesus lhe respondeu: deixa por agora, pois convém que se cumpra a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba o espírito de Deus. E do céubaixou uma voz: “Eis meu filho muito amado em quem ponho a minha afeição.” >>> João Batista o maior de todos os homens que já nasceram agiu como quem diz : Sou eu quem precisa do teu batismo de graça,  virtude, fogo e de vida e você vem pedir esse batismo de arrependimento e remissão dos pecados?  Isso tá errado! / Jesus poderia dizer também: É preciso que eu o puro, o Santo sobre os santos, o misericordioso, a luz, o fogo, a vida seja batizado por você para que toda justiça se cumpra.
        Que justiça é esta? Se Jesus que além de ser isso tudo ,e  mais puro que uma criança, é Deus e recebe este batismo simplesmente humano sem recusar-se; a nenhum ser humano se poderá recusar o seu batismo de fogo e vida; da remissão do pecado de adão com o qual todos nascemos. Se Ele que é puro permite-se receber o batismo dos impuros. A que ser humano pode-se negar o seu batismo de perfeição e a santidade do Espírito ?  Por isso Ele frisa que todos devem ser batizados, quando ressuscitado aparece aos apóstolos:>> Mc 16, 15- 16<< “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crere for batizado será salvo mas quem não crer será condenado.” >>>Se Jesus mesmo nos apresenta como principais atributos para a salvação a fé e o batismo e Ele mesmo recebeu o batismo de João, sendo puro. Que criança é tão pura que não possa receber o batismo de salvação de Jesus? Portador de virtudes de santidade e de vida ? É errado conceder o melhor que as pessoas possam dar de si aos seus filhos? Pode-se negar essa graça salvífica aos pequeninos. O que foi que nós já vimos Jesus falar no assunto anterior em ”Lc 18- 16“ Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais.” >>> Se Jesus mesmo nos determina isso, onde está o empecilho bíblico a respeito de se conceder  a graça do batismo as crianças ? O batismo delas é pura manifestação de amor de quem crê e vai criar seu filho sob o preceito estabelecido por Deus e a Igreja na qual Ele depositou sua promessa. 
Os nossos irmãos separados para contrariar a sã doutrina da Igreja e combater  a verdade da palavra de Deus, argumentam que uma criança não tem conhecimento para fazer a opção  de servir a Deus. É estapafúrdio e desprovido de lógica esse pretexto. É bíblico que um homem judeu aos oito dias de sua vida é levado para ser cortado o seu prepúcio. Ele é circuncidado mesmo sem saber que é Judeu e isso é estabelecido, >> Gn 9, 10 << “ Eis o pacto que faço entre mim e vós, e teus descendentes e que tereis de guardar: Todo homem entre vós será circuncidado.” >>> Pelo próprio Deus se recebe o entendimento de que a vida comprometida dos pais já está renovada nos filhos.
        Assim como por Adão todos nós já recebemos por herança o pecado e por Abraão, todo judeu deve ser circuncidado, por Jesus todo cristão deve ser batizado . De cara, ele se liberta da culpa original e assim como todo judeu nasce comprometido com a promessa de Abraão, todo cristão Católico já nasce abençoado pela fé dos pais e vão aprendendo na vida    que fé é essa. Uma prova bíblica de que o homem já nasce comprometido pela vida de seus antecessores está em >>Ex 20, 5, 6 << “Eu sou o senhor teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeia. Mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos  .>>> Afirma a palavra que os filhos já serão atingidos pela ação dos pais. O filho de um homem tremendamente flamenguista vai ganhar na sua infância desde a vida de neném, o emblema do flamengo nas suas coisas: camisas, shorts, chupeta ou chupetas e até nas mamadeira para aprender desde cedo a torcer pelo time de seu pai  e sempre será um flamenguista mas na idade adulta poderá por algum defeito na sua composição tornar-se Vasco, botafogo ou qualquer outro time que não seja o time de sua origem. Se ele for vascaíno por exemplo, terá os mesmos incentivos ao clube dos seus pais . E se houver alguma percepção ou dom especial.  Na idade adulta será flamengo pois é sintoma de qualidade “ ISO 9001”. Brincadeirinha, os outros clubes também te alguma virtude.        O filho de um brasileiro será um brasileiro e terá a nacionalidade brasileira e uma certidão de nascimento que aponte isso e nunca terá a opção de deixar de ser isso. Os judeus europeus na época da 2ª guerra foram mortos nos campos de concentração alemães embora tivessem a nacionalidade dos países onde nasceram ou viviam. Isso não se pode eliminar nem por renúncia. Por isso não existe nenhum erro ao se estender a fé as gerações futuras. Mesmo os apóstolos não faziam nenhuma restrição a presença de crianças ao ou no batismo como espectadores ou batizandos.  
>> At 32, 41<<“ Pedro lhes respondeu : Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor. Ainda com muitas outras palavras exortava-os dizendo : Salvai-vos do meio dessa geração perversa! . Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou me nos três mil o número de adeptos”.  >>>Este acontecimento é uma extensão da chegada do Espírito Santo em línguas de fogo, pousando sobre todos os que estavam reunidos, conforme Jesus ordenara a seus discípulos, na festa de pentecostes. Havia um grande multidão de judeus de todas as partes, como narra o escrito: Partos, medos, Elamitas, os que habitam a mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia , o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximos a Cirene ; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos , Cretenses e Árabes que estavam presentes a festa de pentecostes. E como narra o evangelho de Lucas as crianças podiam comparecer as festividades judaicas pois Jesus, aos doze anos, ficou em Jerusalém na festa da páscoa.  Portanto pode-se concluir que havia nas festas mulheres e crianças entre toda essa multidão  que se convertia a nova religião que acabava de nascer . A chegada do Espírito Santo  dava o pontapé inicial desta obra que Jesus já tinha anunciado que Ele mesmo edificaria, aumentando o número de adeptos de 120 pessoas para três mil.
        Pedro anunciou no “ Vs 39” >> Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem o apelo do Senhor, nosso Deus<<>>> Ao citar os filhos que estavam lá, com certeza, e todos os que ouvirem o apelo, porque  numa festa pública podia ser que não judeus ou prosélitos estivessem ali também mas independente disso Pedro anunciava e convidava a todos para aderirem a Jesus Cristo através do batismo, sem qualquer alusão a idade, mostrando que não é baseado em uma verdade apostólica que os nossos irmãozinhos separados nos acusam de batizarmos as crianças. Pedro também nos diz no capítulo >> 10, 34- 35<< “ Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade reconheço que Deus não faz distinção de pessoas, mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é  justo”. >>> Pedro fala isso na casa de Cornélio, um romano pagão que tinha convidado seu parentes e amigos mais íntimos para conhecerem Pedro que anuncia que o reino de Deus é para todos sem distinção.
         Qual é a melhor fase para se praticar o temor a Deus? A infância. Qual a melhor fase para se exercitar a justiça, até por se desejar o melhor para agradar a Deus? A infância. Qual é o tipo de gente que tendo essas qualidades é agradável a Deus? Todo tipo de gente em toda parte. Criança é um tipo de?... gente. Portanto não pode ser excluída da graça do ? ... batismo “Vs 44” >> Estando Pedro ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a ( santa ) palavra<<>>> Cornélio tinha convidado seus parentes e seus amigos para uma reunião em sua casa. A criança era símbolo de posteridade, saúde, sucesso e benção de uma família. Por isso pode-se presumir que alguns carregam estas medalhas de honra, admitindo que entre esses todos, estavam presentes os inseparáveis pentelhinhos de plantão. Que no “ Vs 47” >> Então Pedro tomou a palavra: por ventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito santo como nós?<<>>> Já é uma segunda indicação de que não se nega a água do batismo a seja quem quer que for : Deus não faz distinção  de pessoas e também o livro não conta que alguém tenha ido ao Jordão ou a qualquer rio para ser batizado e nem tinha uma piscina particular na casa de Cornélio e nem um piscinão de Jerusalém mas o batismo aconteceu assim mesmo. 
         Outro acontecimento também revelador no livro dos apóstolos, mostrando que eles não tinham qualquer restrição ao batismo ou para concedê-lo a quem quer que fosse foi o episódio onde Paulo e Silas pela ação de Deus foram libertos da prisão: >> At 16, 29- 31 << “Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas. Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: Senhores que devo fazer para me salvar? Disseram-lhe : Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua família> 32, 33 < Anunciaram-lhe a palavra de Deus, a ele e as todos os que estavam em sua casa. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado ele e toda a sua família.” >>> A compreensão de que nesta época a procriação não era combatida e ter  crianças era sinal de felicidade até para os pagãos e fertilidade indicava também a potência masculina nos levava a entender que este carcereiro tinha em sua família, filhos pequenos e se ele não tivesse mais idade para filhos, tinha netos pequenos que apontassem para a contínua fertilidade, sinal da benção de seu deus, qualquer      que fosse. A mesma compreensão mostra que o batismo não está vinculado a idade dos batizandos e nem a quantidade de água pois se naquela mesma hora da noite, imediatamente foram batizados revela que a concepção de que se deva imergir para batizar não é verdadeira, toda a casa do carcereiro foi batizada por aspersão ou derramamento de água como se faz ainda hoje na Igreja. Ou pela imposição de mãos >> At 19, 3, 6 << “ Então. Em que batismo fostes batizados ? perguntou-lhes Paulo, disseram: no batismo de João. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitencia, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus.  Ouvindo isto foram batizados em nome do Senhor Jesus. E quando Paulo lhes impôs as mãos o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.”>>> Paulo somente impondo-lhes as mãos, batizava-os no nome de Jesus, confirmando que o batismo  que antes tinham recebido de João Batista. Negando assim a atitude de vincular o batismo ao seu batizador aqui na terra como fazem por sua vaidade os nossos irmãos separados cada vez que cada  um ingressa na sua igreja, transformando o batismo numa mera apresentação da habilidade dos dirigentes em conseguir adeptos. Também Paulo não portava nenhuma piscina inflável nem piscina tone no bolso nem procurou um rio em Éfeso ou lago para batizar os discípulos de João.
>> At 16, 14- 15 << Uma mulher chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender as coisas que Paulo dizia.  Foi batizada juntamente com sua família e fez-nos este pedido...” >>> Toda família foi batizada outra vez. Isso indica que desde as crianças até os velhos, todos sem discriminação foram batizados. “ Mas não diz aí que tinha crianças na família de Lídia”. > Também não diz que não tinha.< O batismo do Senhor não era como o de João, o próprio Paulo fez esta distinção, era um batismo no Espírito Santo, de libertação e de renascimento e a única coisa que se pode exigir para que alguém possa renascer é que tenha pelo menos nascido. O tempo do nascimento não vem ao caso. O único elemento necessário ao batismo é a água. A profundidade da água também é irrelevante. Também é fundamental que ela não esteja congelada pois pode machucar. >> At 8, 36, 38 << “Continuando o caminho, encontraram água. Que impede que eu seja batizado? Disse então o eunuco. Filipe respondeu: Se crês de todo o coração pode sê-lo . Eu creio que Jesus Cristo é o filho de Deus, disse ele e mandou parar o carro. Ambos desceram a água e Filipe batizou o eunuco.” Neste caminho que o eunuco fazia, de Jerusalém a Gaza, é possível que tenha alguma afluência  ou braço do rio Jordão  mas, de inexpressiva profundidade e pela descrição, apenas um córrego que aponta para a irrealidade de se ter que fazer um teste de apinéia para o batismo.
        Nada na Bíblia indica que o batismo de bebês seja reprovado por Deus, pelo contrário. Não rejeitavam os apóstolos quem quer que fosse que se apresentasse para o batismo. Desde que fosse portados da única exigência do sacramento : a vida. E o fato de ainda não ter sido batizado. Jesus disse em >> Mc 16, 16 << ... quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” >>> Na sabedoria do Espírito Santo que a conduz, a Igreja, sábia por excelência observando o alto índice de mortalidade de filhos de cristãos concluiu: Uma criança ainda bebê não pode crer pois não aprendeu a fé, se não crêr por que não aprendeu a fé, poderá ser batizada na fé de seus pais e seus padrinhos, que assume a sua fé no auxílio ou pela falta dos seus pais. Não esqueçamos o que disse Pedro em pentecostes : >> “ Pois a promessa é para vós, para vossos filhos...” >>>por isso é exigida a presença dos pais e de seus substitutos na fé, para dar validade ao ato daquele que não sabe o que está acontecendo . >>Jo 3, 3 << “ Jesus replicou-lhe : Em verdade, em verdade vos digo :  Quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus.”  >>> Se há uma proibição ou uma exceção no que Ele está dizendo, Ele mesmo informa qual é a exceção >>Mat 19, 9 <<Ora eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso. Comete adultério...>>> Ao citar o renascimento como condição para se alcançar o reino Jesus não apresenta nenhuma exceção. No “Vs 5” de João ele define>> “ Em verdade, em verdade eu te digo   quem não nascer da água e do espírito não poderá entrar no reino de Deus.
Portanto, se quando você visitar uma igreja separada e com o seu belo discurso  e o orador te convencer que esse negócio de pia batismal não é bíblico e que é errado batizar crianças e convidar a aceitar Jesus.
Se você levantar a sua mão estará...


Rejeitando Jesus!


Continue a participar e a repartir este estudo da verdade

Um comentário:

  1. Hoje eu tive triste experiência de fazer a oração de encomendação da alma de uma criança não batizada, provavelmente, os pais eram protestantes e pior ainda, eram afastados, Jesus disse o seguinte: Aquele que crer e for batizado será salvo, aquele que não crer será condenado. Uma criança protestante não é batizada e nem é protestante por que não aprendeu a crer nem foi batizada e já é herdeira do pecado "original" porque todos somos. Não batizar os filhos por causa da estupidez de Martinho Lutero é a primeira característica de quem arremessa os filhos como uma trouxa de lixo no inferno.

    ResponderExcluir