sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pedidos aos anjos e aos santos R.J / B


Pedidos aos anjos e aos santos de intercessão


 
 












        Um dos assuntos mais delicados e polêmicos que abrangem a matéria, depois da acusação de idolatria, que pesa sobre os católicos , é a afirmação  de que não há nada na bíblia que insinue a existência de intercessão ou que Deus se utilize de intercessores entre Ele  e sua amada criatura, o ser humano. Esta é uma afirmação que se você não tiver amor no seu coração ao ler a palavra de Deus e estiver também  com a intenção de roubar as ovelhas as ovelhas do verdadeiro rebanho do Jesus, através de falsas acusações, esta afirmação cairá como uma cortina diante do cenário. Se ao ler a palavra você tiver um pouco só de amor e o desejo de tornar-se um servo melhor do que ontem, a cortina será enrolada como um pergaminho, as luzes vão se acender e sua vida será iluminada pelo sol da verdade.  Do Gênesis ao apocalipse a Bíblia é cheia de intercessão e participações de pessoas e anjos e afirmações de que a intercessão existe e é fundamental na caminhada da fé. Se houvesse somente uma indicação já seria o suficiente, afinal é a palavra de Deus.
         A primeira e a mais trivial afirmação dos nossos irmãos separados é que morreu tá  morto, acabou, não há nada que alguém depois de morto possa fazer pelos vivos. Muito menos fazer súplicas em prol de quem quer que seja ou falar com Deus .***  Ele está lá guardado na sua sepultura, esperando pacientemente pela vinda do Senhor que trás  a salvação eterna para os fiéis ou a condenação eterna para os iníquos. Se parece um pouco com o pensamento desses irmãos, com o pensamento dos Saduceus que por não crerem na ressurreição tentaram confundir Jesus em suas questões e deixá-lo sem resposta. Vamos ver como Jesus conclui a sua reposta segundo >> Lc 20, 36-40<<“ Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem  da sarça ardente, chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isac, Deus de jacó. Ora Deus não é Deus dos mortos mas dos vivos; porque todos vivem para Ele.
       Alguns escribas disseram então: mestre, falas-te bem. E já não se atreviam a fazer-lhe pergunta alguma”<<<Essa passagem é iniciada no vs ” 27” e está também em “Mc, 12, 18-27” e “Mt 22,23-33”ilustra o pouco conhecimento dos Saduceus a respeito do seu Deus e a pouca fé que  em função disso viviam em relação a sua religião. Decretando a morte como um fim insuperável  afirmavam também a submissão do altíssimo a ela colocando limites a ação do onipotente. Mas quando Jesus afirma que todos vivem para Ele e que Ele ó o Deus dos vivos e não dos mortos , ele está se referindo aos patriarcas de Israel que já estavam mortos a mais de 700 anos naquele momento.  Portanto se você começar a buscar a verdade  na bíblia, ela vai começar a enrolar o pergaminho ,a cortina negra da mentira que cega os que buscam apenas  as disputas que já é uma estúpida qualidade daqueles que não têm amor.
         Vamos começar este pequeno estudo procurando na bíblia acontecimentos e passagens no antigo testamento que revelas o implacável Deus dos exércitos, da vingança, da espada e da guerra como o insuperável Deus de amor, portador de incomparável misericórdia, sempre disposto ao diálogo e aguardando e indicando a intercessão pois em suas fúrias, muitas vezes dá a impressão de que vai chutar o balde, entornar o mingau, derramar o caldo mas pela intercessão de seus servos, Ele mantém a sua integridade divina mostrando que o que Ele queria na verdade era que o homem aprendesse a suplicar por sua misericórdia e também suplicasse aos seus fiéis para que eles suplicassem para conter a mão do Senhor. Humilhando-se diante de seus servos, Mais ainda estariam prostrados diante do Senhor.
        Abraão intercede por Sodoma e Gomorra>> Gn 18, 1-33 <<“ Abraão disse de novo: rogo-Vos, Senhor, que não Vos irriteis se eu insisto ainda! Talvez só se encontrem trinta! – Se encontrar trinta, disse o Senhor. Não o farei. Abraão continuou: Desculpa, se eu ouso ainda falar ao meu Senhor. “ Pode ser que só encontrem vinte” – “ Em atenção aos vinte, não destruirei”. Abraão replicou: Que o Senhor não se irrite se eu falo ainda uma última vez! Que será se lá forem achados dez ? E Deus responde. Não destruirei por causa destes dez. E o Senhor retirou-se, depois de ter falado com Abraão, e este voltou para sua casa.” >>> mas Romano, Abraão ainda não tinha morrido embora já fosse de idade bastante avançada; não diz aí que ele estava falando com Deus depois de morto!? Mas o início desta leitura diz no “ vs 1”” O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré...”>>> Portanto a Bíblia diz que Deus se colocou no mesmo nível de Abraão para ouvi-lo, mostrando que a intercessão não é só do homem para Deus, é Ele que desce aos níveis daquele que clama, sendo então um servo fiel a atenção é certeza; a resposta é resultado garantido.
         A Bíblia revela que o Senhor se dirigiu a Abraão no “Vs 1 “ mas no “ Vs  2” levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. No“Vs 9 “ diz:  onde está Sara tua mulher ? e no “ Vs 10 “ Fala assim: E Ele disse-lhe :voltarei  a tua casa dentro de um ano... “ E no “13” “ O Senhor disse  a Abraão...””14” Será isto uma coisa muito difícil para o Senhor? Em um ano, a esta época, voltarei a tua casa e sara terá um filho”  “ Vs 15”... “ O Senhor disse então : Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?” “Vs 22” “ Os homens partiram na direção de Sodoma enquanto Abraão ficou em presença do Senhor.
         Veja meu irmão que o escritor se refere ao Senhor que visita Abraão mas, Abraão vê três pessoas diante de si. Depois no “9” descreve no plural “ E disseram-lhe...” e no “Vs 10” no singular “ E Ele disse-lhe...” No “Vs 13” singular “ O  Senhor disse a Abraão...” e no “16” plural” Os homens levantaram e partiram.” E por fim uma separação deste personagem uno e trino da narração. O que isto queria nos revelar mais de 6000 anos depois? Em outro momento o Senhor trabalhará esta questão.
         Portanto vê-se aí a clara intenção de Abraão suplicar a Deus apelando para o senso inabalável da justiça do Senhor como nos diz o “ Vs 25” “... não exerceria o Juiz de toda a terra a justiça ?” Vê-se também a clara intenção do Senhor em tolerar aquela inconveniente insistência de Abraão, aceitando a sua intercessão pois ele estava sendo testado em seu amor por seus semelhantes, já que no mesmo capítulo anunciara que Abraão seria uma nação grande e poderosa. Conforme Capítulo 18 .
         A verdade é que esse é o 1º sintoma bíblico de que Deus está aberto ao diálogo de intercessão e a 1ª coisa revelada no milagre da concepção de Sara, que além de ter sido estéril uma vida inteira sorri ao ouvir que daria a luz pois em plena velhice já desfrutava de uma tranqüila menopausa e Abraão também já era velho. O Senhor questiona se isso seria uma coisa impossível ou muito  difícil para ele, e acontece o milagre de Isac. Eles desconheciam completamente essa possibilidade , assim como os irmãos separados a possibilidade de os mortos estarem vivos diante de Deus e intercederem por nós. Desconhecendo a afirmação que há nesta mesma passagem: “ Isto é uma coisa muito difícil para Deus”?
         Prossigamos ainda em Gênesis onde Deus sugere o que? O que acontece que indique a intercessão dos escolhidos é possível e é aceita por Deus? “ Gn 20, 7” “ Devolve agora a mulher deste homem, que ele é profeta, e ele rogará por ti para que te conserve a vida. Mas se não devolveres, sabes que morrerás seguramente, Tu e todos os teus”>>> vê-se aí Deus ordenando que Abimelec devolva Sara a seu esposo e afirmando que Abraão rogaria por Abimelec e isso salvaria a sua vida e a de seu povo . Portanto essa 2ª narração da intercessão já sugere que Deus faz questão de tal ato do homem de suplicar ao servo para que o servo suplique ao Senhor pelo intercedido. Em “>>Ex 32, 1-7<<” vemos o episódio em que o povo se corrompe, pela ausência de Moisés, e convence a Aarão a fabricar um bezerro de ouro e fazer seus holocaustos e sacrifícios idólatras Imediatamente o Senhor se reagiu em sua fúria . O que foi que aconteceu? >>Ex 32, 10-14<<“ Deixa pois que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação. Moisés tentou aplacar o senhor seu Deus, dizendo-lhe :Porquê ,Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tiraste do Egito com o vosso poder e a força de vossa mão? Não é bom que digam os egípcios : com um mau desígnio os levou para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra. Aplaque-se o Vosso furor, e abandonai vossa decisão de fazer mal a vosso povo. Lembrai-vos de Abraão, Isaac e Israel, Vossos servos aos quais juraste por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna. E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra seu povo. “ >>> Moisés além de estar intercedendo como fez o 1º patriarca, ainda invoca o nome dos três pais do povo de Israel em sua súplica ao Senhor em favor do povo. E para contrariar os pensamentos dos irmãos separados, Deus atende ao rogo de Moisés e mais uma vez prova para nós que fez a escolha certa ao escolhe-lo como libertador pois, ainda que fosse a real vontade do Senhor eliminar todo aquele povo, não faria de Moisés o pai de uma nação e a promessa ainda seria  válida sobre Abraão, visto que o último, ainda seria descendente do primeiro . Deus que é onipotente e onisciente  já era conhecedor de cada palavra que seu servo iria pronunciar naquele momento, esse testemunho serve para nós que 50 séculos depois ainda aprendemos sobre a fidelidade do Senhor as suas promessas e aos seus escolhidos  e que a intercessão de um fiel vale pela vida de todo o povo mais uma vez.  “”>> mas Romano, Moisés esta vivo quando isso acontece! O que os irmãos separados afirmam é que não se pode clamar a um morto porque morreu, acabou! Nada na Bíblia indica para nós que alguém que tenha morrido possa ter qualquer influência nos acontecimentos!?>>Isso pode até parecer que é verdade, se você não encher os pulmões de ar e clamar ao Senhor que lhe dê amor para ler a sua palavra, só para que hoje você seja um servo melhor do que ontem. Se você falar assim com o Senhor, Ele abrirá seus olhos e lhe dará compreensão da sua palavra, não para entrar em disputas ou discussões com os irmãozinhos que imaginam que a lei sobre nós é a lei do talião. Preste atenção nestes acontecimentos e depois chegue a uma conclusão :>> “ I Sam 25,1 << “ Samuel morreu. Todo Israel se juntou para chora-lo. Sepultaram-no na sua propriedade em Rama. E Davi retirou-se para o deserto em Farã.”>>> Agora veja o que acontece em >>I Sam  28,7 <<”O rei disse a seus servos: procurai-me uma necromante para que eu a consulte... A quem evocarei?- evoca-me Samuel>>> Mas Samuel está morto. Morreu acabou como dizem os irmãos Separados Vamos prosseguir por etapas de versículos. “ 12 “ e a mulher tendo visto Samuel, Soltou um grande grito... “ 13 “ a mulher: Vejo um deus que sobe a terra “ 14 “ ´é um ancião envolto num manto. Saulo compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra .“ 15 “ Samuel disse ao rei: por que me incomodaste, fazendo-me subir até aqui? – estou em grande angústia, disse o rei. Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me responde mais, nem por profetas nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer. “ 16 “  Samuel disse-lhe: por que me consultas, uma vez que o Senhor se retirou de ti tornando-se teu adversário? “ 17 “ Fez o Senhor como tinha anunciado pela minha boca. Ele tira a realeza de tua mão para dá-la a outro, a Davi... “ 20 “ Saul atemorizou-se com as palavras de Samuel, caiu estendido por terra pois estava extenuado... >>>> Essa longa passagem da Bíblia é uma prova de que a história de que morreu-acabou, é uma conversa de quem não crê no Senhor. A Bíblia narra a morte e o sepultamento de Samuel e depois o acontecimento de um diálogo de Samuel morto com o rei Saul onde Samuel ainda confirma e reforça a sua profecia  que o Senhor  daria o trono daquele povo a Davi. Este acontecimento é narrado em todas as Bíblias mas porque será que eles não contam a ninguém este fato? Um morto falou com o 1º rei de Israel que coisa absurda não é? E o que nos diz a Bíblia sobre um outro morto, também servo de Deus, também profeta: >> II Rs 13, 20-21<< “ Eliseu morreu e foi sepultado. Guerrilheiros moabitas faziam cada ano incursões na terra  . Ora aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Elizeu. O morto ao tocar os ossos de Eliseu, voltou a vida e pôs-se de pé.>>> Ninguém estava pedindo ou esperando por isso. O que se sabe é que em vida Eliseu operou inúmeros prodígios mas, porque será que o Altíssimo resolveu em Sua supremacia Soberana, em sua livre e excelsa Divindade operar mais este tão maravilhoso prodígio através da ossada de seu servo Eliseu ?Ossada não de um profeta magro esquelético como um faquir. Ossada de um profeta morto e enterrado que segundo os nossos irmãozinhos  está morto; acabou; não pode acontecer mais nada por meio dos mortos mas estas duas últimas narrações da Bíblia provam que não é bem isso.
         Logo eles que gostam de citar decor os capítulos e versículos da Bíblia hein !? Vamos continuar a estudar um pouco mais o nosso antigo testamento para aprendermos com a sabedoria dos antigos que a citação de anjos e mortos é perfeitamente bíblica e não é proibido por Deus e até citado por Ele. >> Jr 15,1<<“ Disse-me então o Senhor: mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração  não se voltaria para esse povo.      Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim.”>>> Caramba ! Aí se vê a narração do próprio Deus, citando uma possibilidade futura pois, o seu Cristo ainda não tinha nascido e muito menos morrido e ressuscitado e seria isso que tornaria possível que Deus tivesse um de seus servos ou todos eles na sua presença para clamar e por quem quer  que fosse. Se estas provas do “A.T.” são poucas para você ficar seguro de que a intercessão das pessoas fiéis a Deus é perfeitamente possível e é realidade na vida dos que crêem  desde o início* ,* fique sossegado ainda tem inúmeras provas e eu faço questão de mostrar uma por uma. Só depois partiremos para o“ N. T. “ para você ter a segurança de que os idólatras são eles. >> Jó 33, 22-30<<, “Sua alma aproxima-se da sepultura e sua vida daqueles que estão mortos. Se perto dele se encontrar um anjo, um intercessor entre mil, para ensinar-lhe o que deve fazer, ter piedade dele e dizer: poupai-o de descer a sepultura, sua carne voltará ao vigor da mocidade, retornará aos dias da sua adolescência. Ele reza e Deus lhe é propício; contempla-lhe a face com alegria. Anuncia ( Deus) ao homem Sua justiça. Canta diante dos homens dizendo: pequei, violei o direito e Deus não me tratou conforme os meus erros; poupou minha alma de descer a sepultura. >>>Puxa! Tá parecendo que esse negócio de evocação de anjos não é novidade , nem citar o poder de sua intercessão.,>> Jr 11,14<<,”quanto a ti, não intercedas por esse povo, nem ores por ele, nem supliques, porque ao tempo de sua desgraça, quando clamarem por mim, não os escutarei>> Jr 7, 16<<,” quanto a ti não intercedas por esse povo; não ergas em favor dele queixas ou súplicas e não insistas junto a mim, porque não te escutarei .” >>> É tá ficando  mais claro que esse negócio de invocação de quem morreu e intercessão de vivos e de mortos não é invenção da igreja católica nem existe adoração de imagens ou idolatria na igreja.
         Vamos ver mais umas poucas passagens no “A. T .” que servem de indicação e prova que este argumento é verdadeiro (GRE) >> Tb 12, 15<< ,“ Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistem na presença do Senhor” Quer dizer que nos livros rejeitados pelo sinédrio, aqueles que rejeitaram Jesus e todo o Evangelho, tem uma colocação tão lúcida de que existem criaturas de Deus que fazem o intercambio de relacionamento : Homem-Deus; Deus-homem?... para a contradição dos nossos irmãos, isto é verdade. (GRE) >>Dn 3,86<<, “ Espíritos e almas dos justos bendizei o senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente”(GRE) >> Mac12, 44- 46<<, “Porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, seria vão e supérfluo rezar por eles mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morreram piedosamente era esse um bom e religioso pensamento; eis porque  ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas”. >>> está na palavra de Deus que esse papo de que morreu – acabou é coisa de quem não acredita na ressurreição : os novos Saduceus. Vejamos ainda para concluir essa etapa da matéria, mais uma passagem do livro de Daniel, desta vez uma parte que o Sinédrio não rejeitou>>Dn 10, 4-22<<, “ ... levantando os olhos vi um homem vestindo linho,  cingia-lhe is rins um cinto de ouro de ufaz . Seu corpo era como relâmpago , seus olhos como tochas ardentes, seus braços e pés tinham um aspecto de bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma muiltidão... “ VS 12”Não temas Daniel, disse-me, porque desde o primeiro dia que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante do teu Deus, tua oração foi ouvida e é por isso que eu vim. O chefe do reino da pérsia resistiu-me durante vinte e um dias porém Miguel um dos principais chefes veio em meu  socorro... “VS 22” Contra esses adversários não há ninguém que me defenda,  a não ser Miguel vosso chefe”>>> Olha aí São Miguel Arcanjo aparecendo no “A-T” como o defensor do ser com uma deslumbrante forma humana e que diz: A paz esteja contigo , É anunciado por ele como um dos principais,  chefes que foi em socorro daquele que assiste Daniel e se refere a ele como homem predileto. Reis e chefes no texto são os anjos que protegem cada povo ( anjos da guarda ) Miguel nesta passagem. Rafael no livro de Tobias e Gabriel em Lucas 1, são famosos anjos que a Igreja Católica nos estimula a crer que são chefes dos anjos, no reino de Deus, um reino onde a criatura, ser limitado, tem a possibilidade de se comunicar com o seu Criador, para quem nada é impossível “Lc 1”, “ Gn 18, 14”, que É amor por excelência e deseja socorrer seus filhos através de seus eleitos, vivos ou mortos para nós mas para Deus todos vivem “Lc 2º, 38” , “Mt 22,32,” Mc 11,27”. Foi o próprio Jesus quem falou isso e Ele não pode desdizer-se “ II Tim2, 13” quem se candidata a desdizê-lo ?
         Portanto... se você levantar a sua mão para aceitar o pastor  com o que ele diz, você estará rejeitando Jesus!


Continue acompanhando a série, rejeitando Jesus um tema para católicos e participe dando seu apoio ou a sua sugestão, para o Romanovillalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário