
O novo testamento
E a intercessão
Vamos ver no nosso testamento se existe algum trecho ou passagem que, abra os olhos do povo de Deus sobre a vida e a morte ou sobre a atuação do nossos mortos que vivem no céu: Os santos. Os nossos irmãozinhos dispersados insistem em querer afirmar a certeza de que de alguém receberam de que não há nada na Bíblia que aponte para os santos como intercessores diante de Deus. Então vamos começar pelo fim para simbolizar o modo contundente e finalizado com que eles expõem as suas opiniões quando saem por aí para pescar no aquário dos outros. Vejamos “Ap 5, 6-8”, “ eu vi no meio do trono dos quatro animais e no meio dos anciãos um cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos ( que são os espíritos de Deus enviados por toda a terra )veio e recebendo o livro da mão direita do que se assentava no trono. Quando recebeu o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfumes que são as orações do santos.” >>> Aí se enxerga uma descrição de um ato de intercessão dos anjos, apresentando a taça de ouro cheia de perfume; as orações dos homens diante de Deus. Um verdadeiro cenário operacional do que se passa lá no trono da glória.. Esta intercessão está acontecendo na revelação de João, apóstolo de Jesus que escreveu o 4º evangelho. “. “ Ap 8, 2-6, “ Eu vi os sete anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhe dadas sete trombetas. Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados perfumes, para que oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro que estava diante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus. Depois disso, o anjo tomou o turíbulo encheu-o de brasas do altar e lançou por terra; e houve trovões e vozes relâmpagos e terremotos. Então os sete anjos, que tinham as trombetas prepararam-se para tocar.” >>> O fato ou a visão descrita nessa narração é impossível pois segundo a sua maneira de entender a Bíblia, os evangélicos, as nossas orações são ouvidas diretamente por Deus. Basta você iniciar sua discursiva com a palavra senhor e repeti-las inúmeras vezes, pronunciar também nos intervalos entre um trecho e outro ; aleluia e glória a deus e encerrar a oração com a frase: em nome de Jesus nós te pedimos! Ou então: em o nome de Jesus! . A isso se dá o nome de intercessão.
Se tivermos um pouco mais de amor pelo Deus que exige que nós o amemos sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, vamos ler o evangelho com o coração mais generoso e com melhor vontade de entender para aceitar ou aceitar até mesmo sem entender e sejamos perdoados “ Lc 4,12” – “Mt 13,15”, e nós aprendamos a confiar naqueles que em Jesus pusera a sua confiança.
Os mortos estão quietinhos, deitados em seus túmulos, aguardando o dia em que Jesus voltará numa nuvem com poder e glória. Esta afirmação tão contundente é muito freqüente na boca de quem não aceita a clareza do Senhor no evangelho. “Lc 23, 41-43 “, “ Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este homem não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando tiveres entrado no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade eu te digo : hoje estarás comigo no paraíso.”>>> Na verdade existe toda uma apelação da parte de alguns pastores de que os dois pontos “ : ” da frase estão colocados na posição incorreta o que alteraria completamente o conteúdo da mensagem transmitida na frase. Segundo eles Jesus pronunciou: “ Em verdade eu te digo hoje: Estarás comigo no paraíso”. Nesta forma de argumentar revela-se completamente o não ter conhecimento de Jesus, o não ter fé na sua palavra, o não ter respeito pelas escrituras. Primeiro porque no Gênesis a palavra já afirma que para Deus nada é impossível e nos evangelhos também mas, independentemente de isso ser verdade, não consta na palavra nenhuma manifestação do poder de Jesus que fosse para cumprimento posterior. Quando Ele falou ”efta” o gago-surdo falou e ouviu. Quando Ele pronunciou “ Thalita cumi”, a menina ressuscitou, a cura do paralítico que ficava aguardando alguém colocá-lo na água no tanque na porta do templo até que o anjo passasse foi instantânea e quando Ele disse Lázaro vem para fora, Lázaro saiu. No fim da sua participação como homem igual a nós Ele faz um ato futuro ? Ele que é a glória e a imagem de Deus Pai ? ... Olha eu aqui entrando num clima de bate boca, eu me repreendo por isso; a palavra de Deus é para união e a concórdia, nós não estamos pretendendo dividir a igreja de ninguém, somente dar aos católicos a segurança de que a Igreja é completamente fiel, aquilo que diz “ toda” a escritura porque é dela que Jesus diz: “ as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela”, e aos Seus apóstolos que ainda permanecem no nosso Episcopado ele promete: “Eis que permanecerei convosco todos os dias até o fim dos tempos”.
Deus não está subordinado ao nosso tempo ou a qualquer forma de tempo que possa existir. Deus não é subordinado a qualquer lei, doutrina, natureza ou filosofia que seja imensamente impressionante mesmo que seja muito eloqüente a discursiva de quem tem a palavra. Deus só é submetido a sua palavra, sua fidelidade, sua misericórdia, sua sabedoria. Tudo isso Deus que só a Ele Se submete. Por isso é sintoma de pouca fé imaginar qu Ele esteja submisso ao nosso tempo para entregar a coroa da justiça a Paulo por exemplo a que assim como a beata Albertina esta lá enterradinho e o que é pior, sem cabeça.
É ser um néscio crer que quando o espírito é separado do corpo e a alma vai conhecer a escolha que fez na vida, imaginar que ambos permanecem nos domínios do espírito que governa este mundo, o tempo e o espaço. Quando aquele malfeitor estava na cruz batendo um papo com Jesus sem saber que Ele é o Deus da vida, do tempo, do espaço, da morte... e Jesus disse hoje estarás comigo no paraíso. O hoje que o Senhor pronunciou foi um hoje católico em todos os universos, em todos os reinos que possam existir. Quem deu o hoje foi o senhor absoluto do tempo em todas as suas possibilidades e que estava ali para subjugar o príncipe deste mundo com um malfeitor contemporâneo de Jesus tendo a glória entre todos os homens de diante Dele reconhecer-se merecedor de tal castigo e do próprio Deus receber a certeza de que já estava julgado. Quanto ao outro cabe a nós que não somos juízes intercedermos em clamor, para que em sua misericórdia o Deus que sabe todas as coisas não fique com pena de perdoar os seus pecados e conduzi-lo a vida eterna.
“Os católicos pregam um Jesus morto, eles adoram um Cristo pregado na cruz . Meu Jesus ressuscitou, Ele está vivo. Minha igreja prega um Jesus que venceu a morte.” Esse é um tipo de ataque que muitas vezes dá um golpe como que calça arriada, com que muitos balançam e as vezes debandam para outros discursos. Eles observam que na maioria das nossas igrejas tem um crucifixo bem grande com a imagem de um homem que sangra pregado nela e denunciam a nossa idolatria. Embora eu sempre tivesse muitos argumentos pessoais em defesa da verdadeira fé, muitas vezes eu me sentia deprimido por não conhecer um argumento na Bíblia que justificasse aquilo de que acusavam. Contudo Deus é maravilhoso e praticando a oração das horas do dia em que se celebra a exaltação da santa cruz encontrei duas passagens que esclarecem completamente o assunto. Por isso irei crescê-las tal qual estão na liturgia>>> L.O Paulus>>> ,>>Hb 2,9b-10<<“, “ Nós vemos Jesus coroado de glória por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, Ele provou a morte. Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos a glória, levasse o iniciador da salvação deles a consumação por meio de sofrimentos.”, >>> L.O. Paulus<<<, >>“ I Cor 1, 23-24” << Nós pregamos o cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos, mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus” . >>> Depois da ascensão do Senhor nunca nasceu neste mundo um ministério de tanta doação e pregação do evangelho, conhecimento e entrega de vida tão incisiva e decisiva para a ploriferação da fé e da igreja do Senhor como o do apóstolo Paulo e se Paulo disse a Igreja em corinto nos primeiros anos do primeiro século que nós pregamos o cristo crucificado e aos hebreus que nós vemos Jesus coroado de glória por ter sofrido a morte, eu só posso dizer de minha parte que é perfeitamente bíblico o crucifixo exposto bem grande, chamando bem a atenção para que todos o homem ao entrar n a igreja possa olhar para o cristo e ser curardo do veneno da serpente ardente como a do livro dos números. Como o próprio Senhor nos diz com suas palavras: >>Jõ 12, 31-32 <<, “ Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. “ >>> Jesus estava falando pregação e de sua assunção no madeiro de uma cruz anunciando como ato de vitória contra o príncipe deste mundo, e Paulo reforçou para a igreja em início de caminhada e em algum concílio o corpo apostólico com o aval daquele que ocupa a cátedra de Pedro ratificou e quem combate este símbolo tão falaz da Igreja, só pode estar lutando em prol do príncipe deste mundo, que foi esmagado com a cruz de Cristo.
Esses argumentos revelados na palavra de Deus me deixam tão eufóricos por poder estar frente a verdade que eu penso as vezes que basta. Mas como eu sei que nenhuma informação é suficiente para quem não crê , e sei que para você, caro leitor, isso já está na medida mas, para aqueles que acusam, nem se Jesus aparecer-lhes glorioso como na transfiguração eles aceitarão.
Normalmente eles ficam impressionados e perdidos quando estão pescando no aquário dos outros e encontram um católico que conheça dois trechos ou mais da Bíblia . Eles só estudam aquilo que mostram a Eles que devem saber, Elogiam muito ( isto é armadilha, não que eles saibam mas, o espírito que os conduz ) e numa saída de leão da montanha dizem que retornarão com uma pessoa mais apta para convencer.
Os mortos estão mortos, portanto os santos estão mortos e não podem alcançar as concessões da misericórdia, eles são apenas ossos, não como os de Elizeu mas são ossos. ( esses caras não mudam o CD não é? ) >>Mt 16, 28<< “Em verdade eu vos declaro, muitos que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o filho do homem voltar na majestade do seu reino. >”>>> Ressuscitado Jesus já voltou e eu creio que ele diria que nenhum morrerá até... . O Espírito já anunciou a Igreja em pentecostes e Ele também se referia a ninguém morrerá até...
Então precisamos descobrir quem é que ainda não viu a morte para que possamos providenciar um pastor, um bispo ou um missionário que possa cuidar de que ele fique quieto num túmulo antes que Jesus volte .>> Mc 9, 1<<” Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o reino de Deus com poder . “>>> Olha aí a narração do mesmo momento pelo prisma de outro apóstolo e quase com as mesmas palavras “ >>Jo 6 ,47<<” “ Em verdade, em verdade vos digo quem crê em mim tem a vida eterna.” >>> Ele diz tem no sentido de já possuir naquele momento a vida eterna. Onde é que se pode desfrutar da vida eterna sem que ninguém fique tentando te convencer a ficar quietinho no seu caixão ? ...É nisto que a Igreja crê baseada nana palavra de Deus: os santos são aqueles que não experimentaram a morte. O corpo sim mas o espírito, santificado pela graça do Senhor parte direto para o reino de Deus pois com aquele que não é subordinado a ninguém falou: já possui a vida eterna. Eu te digo: hoje estarás comigo... e o acontecimento de Lázaro que é um dos que falam com mais força ao nossos corações. Vamos ver como foi o diálogo de Jesus com a irmã do finado Lázaro? Vamos apreciá-lo de uma maneira um pouco mais dissecada para encararmos focalizadamente cada parte desse texto >> Jo11, 21-26<< “ Marta disse a Jesus: Senhor se estivesses estado aqui. Meu irmão não teria morrido” >>> uma crítica educada por Jesus não estar lá na hora que se precisou e maior ainda porque se Ele atendesse ao chamado com mais urgência, ele que tem o poder para curar os doentes teria impedido que o pior acontecesse ao seu irmão>>> ”mas sei também agora que tudo o que pedirdes a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá, >>> Marta consertando a crítica feita a Jesus, pronuncia uma frase de confiança e esperança mas completamente vazia, uma esperança como a dos evangélicos como ela mesma vai denunciar mais adiante e Jesus anuncia que esperança foi aquela e o que vai fazer >>> “Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição do último dia >>> Ela aponta o vazio da última frase pronunciada e assim como nossos irmãozinhos espalhados, mostra que não sabe muito bem quem é aquele que é seu amigo. Mas também, nunca ninguém tinha ouvido falar nada igual >>>“ Jesus disse-lhe: Eu sou a ressurreição e a vida, e todo aquele que crer em mim, ainda que esteja morto viverá, e todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá, crês nisto? “>>> Jesus anuncia que é portador da vida, aquele que é a própria vida e crer em Jesus é não crer no poder da morte, é ter a certeza de que a vida eterna já começou. Prossigamos a observação deste momento tão profundo da vida do senhor >>>”Vs37”<<, “ mas alguns deles disseram Não podia ele que abriu os olhos do cego de nascença, fazer que ele não morresse?” >>> pela 3ª vez nesta leitura há o comentário imediatista que supõe que se Jesus tinha até o poder de curar um cego de nascimento, o que Ele não poderia ter feito , se não chegasse atrasado, contra a doença de Lázaro?. Mais uma manifestação da ignorância humana e da falta de fé que nos faz sempre esperarmos de Jesus somente aquilo que já esperávamos, como se o limite do nosso pequeno conhecimento, da nossa mínima fé fosse o termo para Deus atuar ou como se Deus pudesse atuar só até onde nós podemos crer ou entender.”43-44”, “ Depois destas palavras Jesus exclamou em alta voz: Lázaro, saia para fora e o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas e o rosto coberto com um sudário. Ordenou então Jesus: desligai-o e deixai-o ir.” >>>Veja só: em detrimento do pouco conhecimento e da mínima fé diante da razão de tudo o que existe, Jesus cumpre imediatamente aquilo que acabara de anunciar: “... ainda que esteja morto viverá” e cumpre chamando Lázaro de sua sepultura e manda libertar completamente seu beneficiado ordenado aos piolhos da morte que também não estavam entendendo nada que o largassem pois aquele que Ele libertava não ia voltar .
Este acontecimento revela que a vida já é eterna para quem crê em Jesus. Só para quem não aceita aquilo que a palavra de Deus diz em “ Mc 10, 27/ Lc 1, 37>> “ Porque à Deus nada é impossível << “ É que a morte representa um obstáculo entre aquele que crê e aquele em quem se crê.
O próprio Jesus nos ensina a presumir a comunicação entre alguém que diante de nós está morto mas que no plano junto ao Senhor, está bem vivo, deixando entender que há ainda comunicação do outro lado da vida: Vamos estudar essa passagem também apreciando as etapas da narração >> Lc 16, 19-31<<, Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. Havia também um mendigo por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado na porta do rico. Ele Avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caiam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. Ora aconteceu de morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado”>>> Como Jesus se importou em descrever a vida de penúria e sofrimento de Lázaro para quem tudo faltava e que nas agonias e humilhações da sua vida até os cães lambiam-lhe as feridas e o seu destino imediato ao seio de Abraão“ pelas mãos dos anjos” mostrando a necessidade da atuação direta de um ou vários intercessores não só como se importou em descrever o fim da carne de quem levou uma vida robusta, farta em tudo o que se poderia supor que era bom, que via Lázaro como um infeliz mendigo a sua porta mas Jesus não apontou nenhum sintoma de misericórdia. Ele também morreu e Jesus descreveu o destino da carne na qual ele viveu. >>” E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viuao longe Abraão e Lázaro no seu seio<<<>>> mas pérai, Abraão já é morto e Jesus conta uma parábola supondo coisas impossíveis: O rico que é morto ver Abraão que é morto e Lázaro que é morto no seio de Abraão; seria a primeira história de ficção do irreal contada por Jesus não é ? >> “ Gritou então, pai Abraão compadece-te de mim e manda que Lázaro molhe em água a ponta do dedo, a fim de me refrescar a língua pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraãoporém replicou: filho lembra-te de que recebestes teus bens em vida, mas Lázaro, males ; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento. Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós; não podem, nem os de lá passar para cá. O rico disse: rogo-te pai então que mandes Lázaroa casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormento. Abraão respondeu: Eles lá têm Moisés e os profetas, ouçam-nos! O rico replicou: Não Abraão; mas, se for a eles algum dos mortos arrepender-se-ão. Abraão respondeu-lhe: Senão ouvirem Moisés e aos profetas tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscitasse algum dos mortos<<<>> Se o próprio Cristo supôs o acontecimento de um clamor de um “morto para um morto” pedindo por alguém que está vivo.
Se o próprio Pai apresentou a possibilidade de Moisés e Samuel se apresentarem diante d’Ele, coisa que não era possível naquele momento porque Deus é coerente e ainda não tinha acontecido o juízo deste mundo “ Jo 12, 31” só depois disso é que se torna possível o comparecimento destes justos diante de Deus >>”Mt 27, 52-53”<< “ Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram saindo de suas sepulturas, entraram na cidade santa depois da ressureição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.” >>>>Não existe prova melhor de que a vitória sobre a morte já aconteceu para todos os santos ( justos ) e que a palavra do Senhor já é uma realidade, um fato em acontecimento. A contar da parábola de Lázaro e o homem rico, Jesus falava de uma coisa que para nós e mera suposição mas que diante de seu olhar divino é uma permanente realidade. O que a palavra de Deus ensina é que existe comunicação no céu entre os que já viveram aqui e aquele que é o Eterno e os que vivem lá. Intercessão é bíblico sim.
Não existe na palavra mais nítida prova de que Deus não está lá sentado em seu excelso trono de glória inenarrável, apenas dando ordem para que seus anjos cumpram somente como se fossem robôs programados para obedecer. Ele vive e todos os que tem a graça de se aproximar de seu trono também vivem e por isso podem comparecer em sua presença e dialogar pessoalmente com Ele. E o que narram as duas primeiras partes dotão falado livro de Jó que por intercessão de Satanás diante de Deus foi submetido a maior de todas as provações somente relacionadas a fé e ao conhecimento de Deus: >>Jó 1, 6-12<< “ Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, veio também Satanás entre eles. O senhor disse-lhe. De onde vieste tu? – Andei dando voltas pelo mundo disse–lhe satanás, e passeando por ele- O Senhor disse-lhe. Notaste meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra : Íntegro, reto temente a Deus e afastado do mal. Mas Satanás respondeu ao Senhor: é a troco de nada que Jó teme a Deus? Não cercaste de muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo o quanto ele faz e seus rebanhos cobrem todas as região. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face_ Pois bem! Respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estenda a mão contra a sua pessoa_ E Satanás saiu da presença do Senhor” >> Jó 2, 1-6<<, “ Ora um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor , Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor. O Senhor disse-lhe : Donde vem tu?_ Andei dando voltas pelo mundo. Respondeu Satanás, e passeando por ele. O Senhor disse-lhe: Notaste meu servo Jó Não há ninguém igual a ele na terra , íntegro reto temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perde-lo _ Pele por pele ! respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida. Mas estende a tua mão, toca-lhe nos ossos , na carne; juro que te renegará em tua face. O Senhor disse a Satanás: pois bem ele está em teu poder. Poupe-lhe apenas a vida ” >>> Está aí. Com todas as letras a descrição cinematográfica de um diálogo entre o criador e um dos anjos intercedendo contra a vida de um servo de Deus. O anjo menor conceituado entre todas as criaturas, por sua intercessão é que leva Jó, um homem que glorificava a Deuspela sua integridade e piedade. Num diálogo com o altíssimo alcança uma penosa provação para o servo de Deus. Se isto não é suficiente para te convencer que a intercessãodos filhos de Deus é possível sim senhor, que o clamor aos santos para se alcançar qualquer graça da parte do Senhor é perfeitamente permitido e até por Jesus é citada discretamente mais uma vez é citada discretamente mais uma interferência do tentador contra um servo que glorifica a Deus. >>Lc 22, 31-32<< “Simão, Simão, eis que satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo. Mas eu roguei por ti para que a tua confiança não desfaleça; e tu por sua vez confirma teus irmãos “>>> Não parece que você está olhando a palavra de Deus do jeito que ela é, que nosso Deus é um Deus vivo e que é suscetível a influência dos clamores para definir os Seus atos, ao ponto de que aquele que é o mais amado desde a eternidade tenha que clamar contra o que quer que o encardido tivesse requerido diante do Pai ? _ Ah! Mas Lúcifer já era o anjo preferido, o mais iluminado, o maestro dos coros angélicos. Ele nunca morreu. Os irmãozinhos separados afirmam com toda veemência que os homens morrem e, morrendo estão mortos, deitadinhos em seus túmulos aguardando o dia em que as trombetas irão tocar e acontecerá um grande arrebatamento e a terra e o mar devolverão os seus mortos e o Senhor voltará vestido de branco numa nuvem com os exércitos celestiais e estabelecerá a nova Jerusalém e um novo céu e uma nova terra.
Realmente essas profecias serão cumpridas mas, nós que somos limitados tem os que tentar compreender que Deus não é subordinado ao nosso tempo. Ele está acima da terra que girando emtorno de si mesma faz a contagem dos dias, girando ao redor do sol faz a contagem dos anos e daí em diante só Deus sabe que sinais cósmicos existem que marcam a contagem das décadas, séculos milênios. Só se sabe quem é o autor da obra e que Ele não é submisso a essa lei. É o que o próprio Cristo revela em >> Jo 8, 56<< “Abraão, vosso pai exultou com o pensamento de ver o meu dia, viu-o e ficou cheio de alegria” >>> Mas péraí, Abraão já era morto a mais de 2000 voltas ao redor do sol , a mais de 730000 voltas ao redor de si mesma naquele tempo, como é que Jesus podia afirmar que Abraão o viu? Foi com esse pensamento que os judeus falaram no” Vs 57” “ os judeu Lhe disseram: Não tens ainda cinqüenta anos de idade e viste Abraão !? “ >>> como Jesus afirma que viu um morto? O lugar de um morto é no seu túmulo quietinho esperando aquele grande dia! A cabeça dos judeus pira, igual a dos que não crêem que Ele é o Deus de vivos e não um Deus de mortos como já vimos a declaração do próprio Senhor.
E se olharmos com mais carinho e com o desejo somente de sermos hoje Servos melhores que ontem o Senhor vai me conduzir a profundidades como a do atlântico, pacífico e índico; as profundezas como da Sua palavra >>Rm 14, 9 << “ “ Cristo morreu e ressuscitou para ser o senhor dos mortos e dos vivos” >> Mt 22, 32<< “Deus porém não é Deus de mortos mas dos vivos.” >> Rm 6, 9 << ”Por isso os mortos, que têm por Senhor aquele que vive, já não são mortos, mas vivos, a vida se apossou deles para que vivam sem nenhum temor da morte; a semelhança de cristo que ressuscitou dos mortos, não more mais” >>> Cabe nesta avaliação tão profunda da palavra um comentário de santo Anastácio de Antioquia, um dos ressuscitados do início da Igreja>>>* Assim ressuscitados e libertos da corrupção, não mais sofrerão a morte mas participarão da ressurreição de cristo. Como cristo participou da morte que sofreram.* >>> A partir dessa compreensão; pode-se definir que quando o homem ou a mulher morre, ele passa a ser um vivo, os que já tinham alcançado a santidade e mereceram ver o cumprimento da promessa de Jesus feita a Marta irmã de Lázaro “... Jamais morrerá, crês nisto?” >>> Pela misericórdia de Deus. Os que alcançam o direito de estar incluído , no que disse Paulo>>Hb 12, 22-24 “ Vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste, da reunião festiva de milhões de anjos; da assembléia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juízo de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram a perfeição; de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.” >>>Se a Bíblia é assim tão clara e profunda a respeito dessa crença na qual os Saduceus não tinham nenhuma esperança. É disto que Jesus estava falando em >> Mt 16, 6 << “Jesus disse-lhes guardai-vos com cuidado do fermento dos fariseu e dos Saduceus... “Vs11,12” porque não compreendeis quando vos disse: Guardai-vos do fermento dos fariseus e Saduceus ? então entenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus e dos Saduceus” >>> Também se encontra este conselho em ” Lc 12, 1 e Mc 8, 15<<>> Jesus se referia a ambição de poder pelo conhecimento da palavra. Eles viviam ao redor tramando verdadeiros golpes em Jesus para poderem e pega-lo em alguma contradição e sempre com a palavra de Moisés na ponta da língua pois não aceitavam que Deus é mais do que aquilo que podiam compreender. Havia uma gaiola imaginária e Deus só podia atuar naqueles limites: aquilo que o seu entendimento esperava de Deus.
Os próprios apóstolos ficavam surpresos quando percebiam que Ele era acima do que as suas expectativas e o entendimento podiam supor. E os evangelhos fizeram questão de não esconder para que nós o encarássemos como aquele que supera todas as possibilidades cabíveis no nosso limitado conhecimento. >>Mt 8, 27 << “Quem é esse homem que até o vento e o mar o obedecem? Admirados diziam” >>Mc 4,41<< “ Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si : Que é este a quem até o vento e o mar obedecem ?” >>Lc 8, 25<< “ perguntou-lhes então : onde estava a vossa fé ? eles cheios de respeito e de profunda admiração, diziam Uns aos outros : Quem é este que até o vento e o mar obedecem?” >>> É maravilhoso poder ver que os apóstolos eram simples homens como nós que descobriam a cada momento que aquele homem que estava com eles extrapolava todos os limites do aprendizado convencional. Estavam tão estupefatos por descobrirem com os próprios olhos, com qualquer um ficaria, que aquele homem igual a eles podia operar coisas impossíveis cumprindo o que ele mesmo dissera >> Mc 10, 27<< “Pois a Deus, tudo é possível”>>> Se nos é possível aceitar e entender que pela generosidade infinita de Deus, um servo fiel quando morre nesta vida, é levado pelos anjos a glória do Deus trino e lá alcança as concessões e as suas benesses inesgotáveis para os homens, quem se atreve a dizer que Jesus se enganou ao pronunciar tal declaração?
Mas eles vivem afirmando que está escrito que Jesus cristo é o mediador entre Deus e o homem. Isso é verdade. Quando se aceita que os santos intercedem pelas nossas poucas coisas não se renega que Jesus é o único mediador entre nós e o Pai. Só pelo sangue de Jesus é que nós fomos salvos, nem toda a multidão que graças ao sacrifício de Jesus habita hoje a glória do Altíssimo, mesmo que carregasse uma cruz em procissão, cada um a sua, e fosse caminhando daqui de São Cristóvão até o Alaska levando uma tremenda chicotada a cada dois metros e depois atravessassem as geleiras do norte, passando pelo pólo é claro, atravessando os mares gelados onde morreu o Titanic e escalasse com a cruz o topo do Everest sangrando sem camisa e todos lá fossem crucificados e queimados em holocausto , não teria o valor de uma gota do sangue que Jesus derramou pela nossa salvação. Até os Santos são santos pela santificação que obtiveram do sangue de Jesus. Como está escrito >>Rm8, 33-34 << “Quem poderá acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está a mão direita de Deus é quem intercederá por nós!” >>> Portanto, se formos pesquisar os escritos de Paulo, neste ano dedicado a São Paulo, vamos encontrar muitas declarações desta natureza referente a intercessão pelo preço de sangue pago pór Jesus, como nós já vimos aqui “ Hb 1, 24”” de um sangue mais eloquente que o sangue de Abel”. É em matéria de salvação que Jesus Cristo clama e intercede pelas nossas vidas >> Gn 4, 10 <<“ O Senhor disse-lhe: Que fizeste? Eis que a voz do teu irmão clama por mim desde a terra”>>> Vamos rever o que já foi dito >>Hb 12, 22- 24<< Vós ao contrário, vos aproximastes da montanha do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos, da assembleia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal e das almas dos justos que chegaram a perfeição, enfim de Jesus,, o mediador da nova aliança, e do sangue da aspersão, que fala com mais eloquência que o sangue de Abel .”>>> A vos do sangue de Jesus, clama sem cessar pela nossa salvação, assim como a voz do acusador clama sem cessar pela nossa perdição, mas temos a assembléia festiva dos primogênitos que por Este sangue alcançaram a salvação e que intercedem por nós diante de Deus pelos nossos assuntos deste mundo.
Amar os santos não significa necessariamente que se deixou de adorar a Deus mas que se aceitou como fato presente. O reino de Deus já é uma realidade atual, Jesus já pagou o preço pela nossa vida de santos e os que >>Mt 5, 48 << “ Portanto, sede perfeito , como vosso pai celeste é perfeito “ >>> Isso é uma ordem de sermos santos. Os que já alcançaram essa perfeição e foram santificados pela misericórdia de Deus, já desfrutam da glória inimaginável que o Senhor que não se submete ao tempo tem preparada para nós.
Mas os católicos adoram tantos objetos que usam nas suas orações, nada disso é recomendado na bíblia é terço, é fitinha, é crucifixo. Escapulário e principalmente santinho com imagem Que não têm poder nenhum. Acusam pastores e seus correligionários em alta voz, mostrando que são hábeis, como alpinistas capazes de escalar o corcovado e se gloriam de terem chegado ao topo, com muito esforço uns chegam ao dedo de deus mas, a palavra de Deus supera o Aconcágua e o Everest. Só de olhar para sua altitude perdem o fôlego e tremem na base por calcular o frio que existe lá. É melhor ficar com esse topo cá em baixo mesmo; um púlpito é alto o bastante para ser visto.
A Bíblia como já foi falado não é um manual de instruções. Ela não diz que sim mas também não diz que não, ou seja, Jesus e os apóstolos consentem que por qualquer coisa a que se direcione a fé, a graça seja alcançada , o importante é ter fé. A fé na realidade é o sintonizador do homem com o poder de Deus. É o próprio Jesus quem nos ensina isso >>Mt 9, 20-22 <<”Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por traz, e tocou-lhe a orla do manto. Dizia consigo: se eu somente tocar a sua vestimenta, serei curada. Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente.” >>> A mulher creu que bastava tocar na orla do manto, será que você imagina que ela surpreendeu Jesus? Jesus podia tê-la interceptado e corrigido sua iniciativa e segurando sua mão, passá-la no seu rosto ou cabelo e dizer-lhe: É em mim que você deve tocar para ser curada, não na orla do meu manto e ainda falar aos outros: Não dirijais a vossa fé para objetos relacionados a mim; não há nenhum poder nessas coisas. Eu sou o Senhor e é só nisto que deveis acreditar. Mas Ele disse: “Tem confiança, tua fé te salvou “. Ou seja, o importante é que você tenha fé. Não tenha medo da sola da minha sandália, tem confiança, tem fé. Isso te salvará.
Esse mesmo acontecimento é narrado nos outros evangelhos com os mesmos elementos: Jesus, a orla do manto, a mulher, a fé, a cura. ( Mc 5, 25- 34 ) e esse tipo de fé se espalhou desde os tempos do Senhor >> Lc 6, 19 << “Todo o povo procurava tocá-lo pois saia dele uma força que curava todos.”>> Mc 6, 56 << “Onde quer que entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados , ou nas cidades. Punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos que tocavam Jesus ficavam curados. “ >>> Ter a fé de que tocando em alguma coisa relacionada a Jesus não merecia censura, somente as benesses de que é a fonte de toda cura. O que o evangelho de João nos relata sobre outro objeto permanente de fé e de cura? >> Jo 5, 4 << “”Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia sobre o tanque e se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficaria curado de qualquer doença que tivesse.”>>> Jesus podia ter censurado toda aquela gente ou reunido os apóstolos e ensinado: * Estais vendo tal esperança? Eu sou o caminho, a verdade e a vida a vida e é só por isso que este povo deve aprender para chegar no reino de meu pai * Ou qualquer coisa desta natureza mas o que foi que Ele fez ? >> Jo 5, 5-8 << “Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado ? O enfermo respondeu—lhe Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto eu vou, já outro desceu antes de mim. Ordenou-lhe Jesus: “Levanta toma teu leito e anda”. No mesmo aquele instante, aquele homem ficou curado, tomou seu leito e foi andando.”>>>Sem mencionar uma repreensão sequer aquela persistência em entrar na água para ser curado, em mencionar qualquer coisa do tipo: Não seja bobo mau filho, esse negócio de entrar na água não é de Deus. Basta você aceitar que eu sou a esperança e a cura. É inútil essa esperança de que a água se agite.
Jesus o curou e desapareceu sem que ninguém mais percebesse o que tinha acontecido. Sem críticas e sem comentários. Pura graça do Senhor. Do jeito que ela deve ser: De graça.
Os apóstolos viveram essa experiência de ver a fé dos humildes se dirigir a alguma coisa que a acentuasse, tornando possível a ação do poder de Deus. >> At 5, 15 -16<<“ De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que Pedro os tocasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. Também das cidades vizinhas de Jerusalém afluía muita gente, trazendo enfermos e atormentados, por espíritos imundos, e todos eles foram curados.” >>> O simples contato com a sombra de Pedro fazia prodígios, curava e libertava aqueles que pela fé eram movidos a ter tal esperança >> Mt 7, 9-10 << “ Ouvindo essas palavras, Jesus ficou admirado. E voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado.” >> Mc 10, 51, 52<< “Jesus tomou a palavra e perguntou-lhe: Que queres que eu te faça?- Rabone, respondeu-lhe o cego , que eu veja. Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou. No mesmo instante ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho” >> Mc 9, 23-24 << “ Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê. Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem e socorre a minha falta de fé!” >>> A fé é tudo que Jesus espera de nós como a permissão para que ele opere o seu poder em nossa vida. A fé é a senha que dá a licença ao poder que opera. Não importa se uma cruz, um santinho, uma fitinha ou a orla do manto de Jesus ou uma foto da sombra de Pedro, a fé é o canal da sintonia com as maravilhas do altíssimo. Crês nisto?
Portanto, se por causa das orações aos santos e dos seus objetos de fé... Se você levanta a sua mão você está rejeitando Jesus!
Continue acompanhando as publicações e faça seus comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário